Atualização da Bolsa PROUNI 2018.1: veja como renovar o benefício - Fatene
Atualização da Bolsa PROUNI 2018.1: veja como renovar o benefício

A atualização da bolsa Prouni 2018.1 é um dever do bolsista para não perder o seu benefício.

Saiba como atualizar as informações referentes à bolsa de estudo e não perca o prazo definido previamente pela instituição de ensino.

Período de renovação da bolsa na FATENE: 02 a 31 de maio

Como funciona a atualização da bolsa Prouni?

A bolsa de estudo do Prouni deve ser atualizada a cada semestre, independentemente se a instituição trabalha com cursos semestrais ou anuais. Essa medida é considerada obrigatória, caso contrário, o estudante corre o risco de ser desenquadrado da condição de bolsista.

O benefício só pode ser atualizado através da emissão do Termo de Atualização do Usufruto de Bolsa. Esse documento serve para registrar a continuidade da bolsa, ao passo que o rendimento acadêmico mínimo do estudante foi alcançado no semestre.

O bolsista só pode assinar o termo de renovação do benefício se obteve aprovação de, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas no semestre. Exemplo: se ele cursa sete disciplinas no semestre, só pode ser reprovado em uma delas. Essa é a tolerância do Prouni.

Como atualizar a bolsa do Prouni 2018.1?

O processo de atualização de bolsa Prouni 2018.1 não tem segredo. O estudante só precisa comparecer à Coordenação do Prouni a cada semestre, comprovar que teve o rendimento acadêmico mínimo e assinar o termo.

Com esse documento assinado, o coordenador tem condições de acessar o Sisprouni e renovar a bolsa para o novo semestre.

O que acontece se não renovar a bolsa?

Quando o bolsista não cumpre com o prazo de renovação do benefício, essa renovação não é realizada pela coordenação do programa. Dessa forma, a bolsa de estudo ficará automaticamente suspensa. O estudante não perde necessariamente o seu Prouni, mas acumula um saldo devedor durante o período da suspensão.

No caso da bolsa ser encerrada sem o cancelamento da matrícula no curso, o estudante tem a responsabilidade de pagar as mensalidades cobradas pela instituição.

Em caso de trancamento do curso, o bolsista poderá reaver o benefício no início do semestre seguinte, conforme o calendário acadêmico da universidade. Ele terá que respeitar o período de manutenção definido pelo MEC e fazer a matrícula de novo.

Prazo para renovação de bolsa Prouni 2018.1

Cada instituição de ensino superior tem autonomia para definir o prazo de atualização do benefício. No 1º semestre, esse período se estende normalmente de maio a junho. No segundo, vai de outubro a novembro.

Período de renovação da bolsa na FATENE: 02 a 31 de maio

De qualquer forma, o estudante deve procurar o coordenador do Prouni na sua universidade e se informar sobre o prazo de atualização da Bolsa Prouni 2018.1, tanto no primeiro quanto no segundo semestre. O processo de manutenção é essencial para não correr o risco de perder o benefício.