Colação de Grau 2018.1 - Fatene
Colação de Grau 2018.1

A Formatura ou Colação de Grau é o ato oficial, de caráter obrigatório, público e solene para os concluintes de cursos de graduação.

Dia: 03/09/2018
Horário: 17h (assinatura das ATAS) | 19h (início da solenidade)
Local: La Maison - Salão Coliseu - AV. Engenheiro Luiz Vieira, nº 555 – Dunas

O formando e convidados deverão chegar ao local com 2 (duas) horas de antecedência e assinar a ata. Às 19h a ata será recolhida e não será permitido nenhuma assinatura após o recolhimento. Para a assinatura da ATA, o formando deverá apresentar o documento de Identidade (RG ou CNH).

O formando é obrigado a participar da solenidade de formatura?

Sim. A solenidade de formatura (colação de grau) tem caráter OBRIGATÓRIO e está prevista no Regimento das Instituições de Ensino Superior, organizando-se como um ato formal da Faculdade.

Caso não possa participar da solenidade de formatura, como o formando deve proceder?

O formando que não participar da solenidade de formatura poderá comparecer ao Atendimento da FATENE para solicitar a colação de grau especial, sendo a mesma realizada no auditório, em data e horário, estipulado no Calendário acadêmico. Geralmente a colação de grau especial acontece 2 meses após a colação de grau oficial.
Obs.3: Existe ainda uma terceira opção de colação de grau que chamamos de Colação de Grau Agendada, visto que poderá ser solicitada em qualquer período do semestre. No Atendimento o aluno abre o protocolo, apresenta a documentação e efetua o pagamento da taxa.

Quais são as exigências que o aluno tem que cumprir para poder se formar?

É necessário ter concluído todas as disciplinas do curso, a carga horária das Atividades Complementares, solicitar a colação de grau no período especificado no calendário acadêmico, apresentar os documentos obrigatórios, e ter entregue à Biblioteca 2 (duas) vias do TCC.

O que o aluno deverá fazer para participar da colação de grau?

O aluno deverá abrir o protocolo de solicitação de Colação de Grau no setor de Atendimento da FATENE no período de 18/06/2018 à 20/07/2018, apresentando a cópia dos seguintes documentos e o pagamento da taxa onde o formando terá direito a beca no evento:

• Declaração de Nada Consta da Biblioteca
  • RG (não poderá ser CNH)
  • CPF
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio
  • Histórico Escolar do Ensino Médio
  • Passaporte (alunos estrangeiros)
  • Equivalência do Ensino Médio (alunos estrangeiros)
  • Bilhete de Identidade (alunos estrangeiros)
  • Registro Nacional de Estrangeiro – RNE

* Se o aluno não solicitar no atendimento o protocolo estará impedido de participar da colação, mesmo ele estando apto para a colação de grau.
** É RESPONSABILIDADE DO ALUNO ACOMPANHAR A CONCLUSÃO DO PROTOCOLO DE SOLICITAÇÃO DA COLAÇÃO DE GRAU, visto que o processo poderá ser DEFERIDO ou INDEFERIDO, mediante a verificação do histórico acadêmico do aluno;

Qual o prazo de entrega para análise das Atividades Complementares?

O prazo para a entrega das Atividades Complementares encerra-se em 29/06/2018, no entanto, os alunos que deram entrada até essa data mais não concluiram o total das horas, poderão acrescentar mais comprovantes até o dia 31/07/18. Vale ressaltar que, só poderão acrescentar mais comprovantes até o dia 31/07/18, os alunos que abriram o protocolo até o dia 29/06/18 . ATENÇÃO: o aluno só poderá participar da solenidade de Colação de Grau se tiver concluído toda a grade curricular do curso.

Qual o traje exigido para a solenidade de formatura?

O traje para os formandos será a BECA, por baixo os homens deverão utilizar calça preta e sapato preto; as mulheres deverão usar vestido ou calça escura (preta ou azul marinho). O traje para os padrinhos será esporte fino.

Qual é a duração da solenidade de formatura?

Dependendo do número de formandos, a colação de grau dura, em média, duas hora e meia.

Quantos convidados cada formando poderá levar para a colação de grau?

Cada formando terá o direito de levar até 10 convidados, sendo que um deles será o padrinho ou a madrinha.

Definição do Orador discente

Haverá um orador para representar o corpo discente. Os concludentes interessados em fazer o discurso, deverão enviar o texto para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 10/08/18.

Eleição dos Professores Homenagiados

A votação para indicar os professores homenageados será feita via internet no link Votação para os Professores Homenageados, que será enviado por e-mail no dia 01/07/18. A votação ocorrerá até o dia 31/07/18. Ressaltamos que só poderão votar os alunos concluintes.

Como solicito o meu diploma?

A solicitação é feita juntamente com o pedido da colação de grau e o diploma é encaminhado à UFC até 30 dias após a solenidade. O prazo para entrega ao aluno será de aproximadamente 180 (cento e oitenta) dias a contar após o envio do diploma a UFC*. O aluno deverá apresentar cópia dos documentos: Declaração de Nada Consta da Biblioteca; RG*; Certidão de Nascimento ou Casamento; Certificado de Conclusão do Ensino Médio; Histórico Escolar; Passaporte (alunos estrangeiros);Equivalência do Ensino Médio (alunos estrangeiros); Bilhete de Identidade (alunos estrangeiros); Registro Nacional de Estrangeiro – RNE. Não será cobrada taxa para solicitar/receber o diploma.

Após a assinatura da ATA na solenidade de colação de grau, o aluno receberá a Certidão de Conclusão de Curso, este documento terá validade até o recebimento do Diploma.