Novo formato para boleto bancário - Fatene
Novo formato para boleto bancário

Prezados alunos,

A FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos está extinguindo a modalidade de cobrança via boleto bancário não registrado, que é a adotada atualmente pela FATENE.
Até o final de 2017, todos os boletos emitidos no Brasil precisam migrar para a plataforma de cobrança registrada. Conforme Circular 3461/2009, 3598/12 e 3656/13 do Banco Central do Brasil. Atendendo à orientação da FEBRABAN, a FATENE fará a migração de sua cobrança a partir da parcela de SETEMBRO.
A cobrança registrada possui mecanismos que trazem mais controle e segurança ao pagamento através de boletos, para garantir mais confiabilidade e comodidade aos usuários. Abaixo, seguem algumas informações e esclarecimentos que ajudam a entender o que muda na cobrança das mensalidades a partir de agora: (Fonte: Febraban)

PERGUNTAS FREQUENTES

1. No caso desta nova modalidade de cobrança feita pela FATENE, quais serão os benefícios para os responsáveis financeiros?
a) Opção de DDA (Débito Direto Autorizado), em que o responsável financeiro pode autorizar a instituição bancária a proceder o débito da mensalidade automaticamente na conta corrente.
b) Possibilidade de pagamento de boleto vencido em qualquer agência ou correspondente bancário.
c) Mais segurança contra fraudes e adulterações dos boletos por terceiros.
d) Redução de inconsistências de pagamento (quando o banco recebe o pagamento e não identifica o pagador, deixando de informar a IES que o pagamento foi realizado).
e) Impossibilidade de pagamentos em duplicidade.
f) Fim da necessidade na 2ª via do boleto para pagamento atrasado.

2. Com a nova plataforma da cobrança, o que muda no pagamento dos boletos?
Uma das mudanças é que um boleto vencido poderá ser pago em qualquer instituição financeira ou em qualquer um dos canais de atendimento (agência, internet, mobile e ATMs), o que hoje não é possível. Com isto, o responsável financeiro não precisará mais solicitar a 2ª via do boleto à IES, facilitando o processo de pagamento de contas após o vencimento. Além disso, os pagamentos em duplicidade serão evitados na medida em que haverá consistência desses pagamentos.

3. Os boletos poderão ser pagos em qualquer canal de pagamento? Mesmo quando estiverem vencidos?
Sim. Poderão ser pagos em qualquer canal de atendimento dos bancos, mesmo vencidos.

4. Haverá alguma alteração nos horários-limites de pagamentos de boletos?
Não. Os horários-limites de pagamento de boletos não sofrerão alteração.

5. Como ficarão os boletos já emitidos para 2017, a exemplo dos boletos de mensalidades atrasadas emitidos em 2016 para quitação neste ano?
A princípio, para o responsável financeiro nada irá mudar. O boleto que ele tem em mãos continuará válido.

6. O responsável financeiro terá de fazer o cálculo de juros e multa para pagamento de boleto vencido?
Não. O cálculo será feito automaticamente pelo sistema da nova plataforma da cobrança, observados os parâmetros estabelecidos no contrato de matrícula assinado entre os responsáveis e a escola.

7. O que acontece se um mesmo boleto for pago duas vezes?
Isso não acontecerá, pois o sistema não irá aceitar pagamentos em duplicidade.

8. O boleto impresso continuará sendo entregue no momento do atendimento ao aluno?
Não. O boleto será disponibilizado no prazo de 24hs. O responsável financeiro receberá um e-mail informando da disponibilidade do boleto e o link para impressão, como também poderá emitir o boleto diretamente do site da FATENE, no Portal do Aluno, com seu número de usuário e senha pessoal.

9. Será considerado cálculo de juros sobre feriado municipal, estadual ou federal?
Não. Compromissos de pagamento com vencimento em feriados regulamentados por lei municipal, estadual ou federal, podem ser pagos no primeiro dia útil subsequente, sem qualquer acréscimo.

10. A nova plataforma da cobrança vai acarretar aumento de custo para o aluno?
Não. O aumento do custo com o registro do boleto junto à instituição bancária será compensado com a redução da despesa com a geração dos boletos impressos. Com isso, não haverá impacto na mensalidade.

Mensalmente, a FATENE enviará para o e-mail do responsável financeiro o link com o boleto para impressão, tornando mais ágil e mais fácil o processo de pagamento. Para viabilizar o pagamento dos boletos, é necessário que o responsável financeiro fique atento aos seguintes aspectos:

a) PORTAL DO ALUNO: importante manter os dados de login e senha do Portal em local de fácil acesso, pois serão utilizados para consultar os boletos mensalmente. Caso precise de auxílio para acessá-lo, o Call Center da FATENE está à disposição para ajudar pelo fone 3299-2829.
b) DADOS CADASTRAIS: o registro dos boletos junto ao banco torna obrigatório manter atualizados os dados de contato do responsável financeiro. Não deixe de comunicar ao atendimento da FATENE qualquer alteração nos dados de endereço, e-mail e telefone.
c) LOCAIS DE PAGAMENTO: os boletos poderão ser pagos em qualquer banco até o vencimento. Para sua maior comodidade, utilize o código de barras para realizar o pagamento em caixas eletrônicos ou no bankline. O serviço de DDA (Débito Direto Autorizado) também poderá ser utilizado para pagar seus boletos. Consulte sobre o serviço junto ao gerente de seu banco.
d) ATUALIZAÇÃO DOS BOLETOS: após o vencimento, os boletos poderão ser pagos somente com os acréscimos contratuais, sendo atualizados diretamente no site do Banco Santander, pelo link do banco. Ao acessar o site, tenha em mãos o código de barras do boleto a ser atualizado, o que pode ser feito no site do banco até 30 dias após o vencimento. Depois deste período, o responsável financeiro precisará solicitar novo boleto junto à Central de Negociação da FATENE.

Ficamos à disposição para quaisquer dúvidas.