Educação Física (Licenciatura) - Fatene

Educação Física (Licenciatura)

Educação Física (Licenciatura)

INFORMAÇÕES GERAIS

COORDENADOR

Prof. Ms. Evanice Avelino de Souza
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 3299 2829 / Ramal 1554

 

DURAÇÃO DO CURSO

8 semestes / 4 anos

 

TURNOS POR CAMPUS

MANHÃ E NOITE - Unidade CAUCAIA

 

O currículo do Curso de Licenciatura em Educação Física está de acordo com o que dispõe a Resolução CNE nº 9, de 29 de setembro de 2004, que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena e a carga horária do curso está distribuída de forma a atender a aulas teóricas-práticas. A estrutura curricular foi idealizada de forma a atender aos objetivos delineados para o curso, garantindo a coerência entre o objetivo do curso e os conteúdos curriculares, mediante uma visão crítica presente nas ementas das disciplinas, na metodologia de ensino e na valorizando da prática e da interdisciplinaridade.

MATRIZ CURRICULAR

 

PALAVRA DA COORDENAÇÃO

Ao ingressar no Ensino Superior nos deparamos com vários questionamentos, tais como: Será que estou no curso que eu realmente queria? Será que eu serei um profissional de sucesso? Será que concluindo o curso conseguirei um bom trabalho? São diversas as indagações que perduram na mente de um estudante universitários e com certeza o licenciado em educação física não teria um pensamento diferente.
Mas diante de todas essas questões podemos lhe garantir que tentaremos oferecer uma boa formação profissional, metodologias com inovações tecnológicas e atualizadas, profissionais capacitados e um ambiente propício para aprofundamentos teóricos e práticos que poderão contribuir diretamente para sua atuação no mercado de trabalho.
Desejamos que aproveitem cada espaço da FATENE, pois durante quatro anos a FATENE irá contribuir significativamente para a sua formação acadêmica, profissional e afetiva, construindo competências, atitudes e habilidades para as dimensões de crescimento pessoal, do fazer profissional e da convivência social.
Portanto, aproveite cada ensinamento proposto e oportunidade apresentada. Não hesite em perguntar ou a nos procurar caso necessite. Não minimize esforços para o seu sucesso profissional, pois muitas vezes será nas maiores dificuldades que encontrará as ferramentas o para seu êxito.
Bem-vindo(a) ao curso de Licenciatura em Educação Física.

 

SOBRE O CURSO

O Curso de Licenciatura em Educação Física, está constituído para proporcionar ao egresso uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificado para o exercício profissional com base no rigor científico e intelectual e pautado no princípio ético. Desta forma, sua intervenção fundamenta-se no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta eticamente responsável, corroborado com as Diretrizes Curriculares determinadas por legislação nacional e na formação de competências desenvolvidas durante sua formação como futuros educadores, cuja característica profissional será diferenciada pelas experiências e expressões particulares de cada sujeito. Em nossa infraestrutura contamos com uma piscina, quadra polivalente, salas de lutas, de dança e um anexo com campo de futebol, espaço para prática de atletismo e natação.  Além disso, os acadêmicos utilizam Laboratórios de anatomia, avaliação física, informática e vivências corporais. São ofertados projetos de extensão nas diversas áreas de atuação: futsal, voleibol, natação para crianças com deficiência e jiu-jitsu. Além disso, o acadêmico tem oportunidades em receber bolsas de monitoria e/ou pesquisa.

MERCADO DE TRABALHO / CAMPO DE ATUAÇÃO

A Licenciatura em Educação Física formado na FATENE estará habilitado para atuar no campo da Educação Física Escolar, atendendo ao disposto na Resolução CONFEF N° 046, de 18 de fevereiro de 2002. Mais especificamente, estará habilitado a trabalhar individualmente ou em equipes multidisciplinares, no diagnóstico, planejamento e intervenção em atividades lúdicas de recreação, esporte, lazer e saúde para indivíduos ou grupos de pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes, adultos e idosos) de forma que responda as necessidades, significações e intencionalidades do movimento humano na sua concepção. Propõe-se a Educação Física como prática pedagógica fundada na cultura do movimento, historicamente construída, dinamizada ou condicionada, cujo conhecimento e vivências corporais são fundamentais para a formação humana. Vale ressaltar alguns espaços de atuação, tais como: escolas públicas e privadas, organizações não governamentais (ONG’s), organizações governamentais (OG’s), projetos sociais e outros.
Demais atuações do profissional de Educação Física é interessante verificar junto ao Conselho, devido atualizações que possam ocorrer.

 

HABILIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROFISSIONAL

O curso de Licenciatura em Educação Física da FATENE está comprometido com o perfil desejado como demanda o Art. 6°, da Resolução CNE/CES n° 07, de 31 de março de 2004, em seu § 1º A formação do graduado em Educação Física deverá ser concebida, planejada, operacionalizada e avaliada visando a aquisição e desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:

  • Dominar as seis unidades temáticas, delimitando as habilidades das oito dimensões do conhecimento, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular que rege a disciplina de Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;
  • Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando a formação, a ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável;
  • Intervir acadêmica e profissionalmente de forma deliberada, adequada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas;
  • Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
  • Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional;
  • Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL FORMADO

O Licenciado em Educação Física deverá estar qualificado para analisar criticamente a realidade social do ambiente escolar, projetos sociais, ONG’s e OG’s, para nela intervir acadêmica e profissionalmente por meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano, visando à formação, à ampliação e ao enriquecimento cultural das pessoas, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável, dentre algumas características do perfil profissional podemos citar:

  1. Interesse e afinidade com diversos tipos de práticas corporais. Todas as manifestações dos movimentos humanos, assim como em relação as atividades corporais, são fundamentais no perfil do Licenciado em Educação Física. Não significando que você precisa ser amante de todos os esportes e/ou atividades físicas, mas sim que precisa ao menos conhecer as dimensões dessas atividades em seus diversos aspectos.
  2. Visão crítica e atualizada em relação a ciência. Sendo uma profissão com alta influência da mídia, não podemos nos prender ao modismos e/ou dogmatismos, mas sim, adotar uma postura suscetível ao diálogo, por meio da aceitação e adaptação a pensamentos divergentes e incentivar os nossos alunos ao questionamento crítico e construtivo entendo a verdadeira importância das práticas corporais.
  3. Cuidados na formação integral e promoção da saúde dos escolare. A melhora da qualidade de ensino de forma holística, abordando novas tecnologias de ensino e aprendizagem e manutenção da saúde deve ser um dos principais propósitos do Licenciado em Educação Física, independente do cenário de atuação em escolas, projetos socais, ONG’s e OG’s. Garantir ao seu aluno como agente de transformação social; desenvolver, participar e aplicar pesquisas e/ou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional; e, respeitar e zelar pelos princípios éticos, legais e humanistas da profissão, entre outros, em conformidade as diretrizes inerentes a formação.

  

PPC E NDE

De acordo com as diretrizes da Portaria do MEC n°. 147/2007, a FATENE formou o Núcleo Docente Estruturante – NDE para o curso de Licenciatura em Educação Física.
O mesmo possui regulamento próprio e sua composição obedece a enunciado do instrumento de avaliação de curso em relação a sua formação na área do curso, titulação em nível de pós-graduação stricto sensu, e contrato em tempo integral e parcial. Esta organização visa assegurar que o grupo do NDE possa se dedicar de forma plena ao curso, tendo ainda experiência que responda diretamente pela criação, implantação e consolidação do Projeto Pedagógico do curso em questão.

Na FATENE e no Curso de Educação Física o NDE tem as seguintes atribuições:

  • Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;
  • Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
  • Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;
  • Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação.

O quadro a seguir apresenta a relação de docentes que compõem o NDE do curso:

  • Evanice Avelino de Sousa 
  • Georgia Medeiros Paiva de Alencar 
  • João Paulo Lima Vasconcelos 
  • Paulo Andrey de Holanda Bastos 
  • Paulo Sérgio Temoteo 

 

 


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