Educação Física (Licenciatura) - Fatene

Educação Física (Licenciatura)

Educação Física (Licenciatura)

Apresentação do Coordenador

José Theophilo Gaspar de Oliveira Neto

Telefone:
3299 2829 / Ramal 1554
Email:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Competências

Aos futuros profissionais o curso visa desenvolver um diversificado conjunto de competências que podem ser sintetizadas e descritas abaixo:

  • Competência pedagógica obtida nas unidades correspondentes à formação específica do licenciado e na perspectiva da prática como componente curricular – prática intercomplementar através de discussões e vivências;

  • Competência nas áreas da Antropologia, Filosofia, Psicologia e Sociologia, no que se refere à relação social das grandes massas e do fenômeno desportivo, ao espírito de grupo e de equipe e ainda à relação afetiva individual e coletiva no âmbito educacional forma e informal;

  • Competência de conhecimento morfofuncional do corpo humano no seu complexo biopsicossocial e de desenvolvimento do ciclo de vida, desde o nascimento, infância, adolescência, adulto e senectude;

  • Competência nas atividades físicas e desportivas, adquirida pelo domínio das regras, práticas e as formas de uso de diferentes modalidades de exercício físico e atividades desportivas na educação física escolar;

Essas competências, detalhadas a seguir, desenvolvem-se durante o curso e orientam-se pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Educação Física – Parecer CNE/CES 138/2002, Resolução CNE/CES 07/2004 e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação, em Nível Superior, de Professores da Educação Básica - Parecer CNE/CP n.009/2001 e Resolução CNE/CP 01/2002.

Corpo Docente


Prof. Mestre Carlos Alberto Moreira

Prof. Mestre Danilo Magalhães Lucino

Prof. Mestre Evanice Avelino de Souza

Prof. Especialista Flávio José Wirtzbiki de Almeida

Prof. Mestre Francisco Girleudo Coutinho da Silva

Prof. Mestre Genilson Cesar Soares Bonfim

Prof. Mestre Geórgia Medeiros Paiva

Prof. Mestre João Paulo Lima Vasconcelos

Prof. Doutor José Theophilo Gaspar de Oliveira Neto

Prof. Especialista Kessiane Brito Fernandes

Prof. Especialista Kley Mark dos Santos Valetim

Prof. Especialista Maria Irenilda Meneses de Almeida

Prof. Mestre Michele Gonçalves Romcy Torres

Prof. Especialista Paulo Andrey de Holanda Bastos

Prof. Especialista Wernan Silva Reis


PROFESSORES DE ÁREAS AFINS

Prof. Mestre Erika Bataglia da Costa

Prof. Especialista Maria Neurismar Araújo de Sousa

Prof. Mestre Marcelo Bandecchi Botelho Miranda

Prof. Mestre Maria Socorro Tavares Carvalho

Prof. Especialista Paulo Augusto dos Santos Paiva
Prof. Doutor Paulo Sérgio Temoteo

Prof. Mestre Sérgio Varela

Finalidade do Curso e Objetivos

Geral:

Proporcionar aos alunos formação profissional docente fundamentada nos princípios éticos, técnico-científicos, específicos e universais na área de sua atuação, conscientizando-os de suas atitudes críticas e responsabilidade social.

Específicos:

  • Possibilitar o desenvolvimento da capacidade de raciocínio, interpretação, análise e síntese, visando a qualidade, compromisso e ética profissional, preparando os futuros profissionais para atuares em equipes interdisciplinares.

  • Intervir no processo de formação do Profissional de Educação Física atualizando seus conhecimentos, visando melhoria de novas tecnologias educacionais.

  • Valorizar a relação teoria/prática, promovendo a inserção do graduando no cenário educacional local, regional e nacional, através dos instrumentos, métodos e técnicas das diferentes formas e modalidades empregadas na Educação Física.

  • Contrastar o debate e a reflexão sobre temáticas educacionais da realidade brasileira.

  • Estimular a produção de iniciação científica a partir de estudos concretos da realidade educacional através do movimento humano.

  • Propiciar o contato dos acadêmicos com as escolas da Educação Básica e sua realidade, mediante os estágios supervisionados e práticas educativas atendendo aos interesses, expectativas e necessidades dos alunos, respeitando as diferenças individuais no processo ensino-aprendizagem, dentro de um processo interdisciplinar.

Habilidades desenvolvidas pelos profissionais da área

Para que os alunos atinjam o perfil básico pretendido o Curso de Educação Física da FATENE oferece oportunidade aos mesmos de desenvolverem competências e habilidades específicas:

  • Dominar conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências e áreas afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática.

  • Situar criticamente a intervenção como profissional da Educação Física no contexto societário, tanto numa perspectiva histórica quanto em relação à dinâmica da sociedade atual.

  • Ter capacidade para pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, através da educação física escolar para ampliação e enriquecimento cultural da sociedade no aumento as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

  • Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.

  • Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.

  • Utilizar as diferentes fontes e veículos de informação, adotando uma atitude de disponibilidade e flexibilidade para mudanças, gosto pela leitura e empenho no uso da escrita como instrumento de desenvolvimento profissional contínuo.

  • Tomar decisões pedagógicas no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, aplicando instrumentos, métodos e técnicas que qualifiquem a ação docente na área da Educação Física.

  • Demonstrar capacidade de aprender a aprender, a partir de ações investigativas.

  • Ser agente de mudanças, tendo em vista atualização e mobilidade profissional  continuada.

  • Apresentar postura profissional que reflita o comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática, que implica em respeitar a diversidade cultural na tomada de decisões metodológicas e didáticas.

  • Ser capaz de compreender o papel social da escola no que diz respeito ao processo de sociabilização e de ensino-aprendizagem nas suas relações com o contexto da prática educativa, participando coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola.

  • Ser capaz de discutir, fundamentar e justificar a presença da Educação Física como componente curricular na escola.
  • Ser capaz de sistematizar e socializar a reflexão sobre a prática docente, investigando o contexto educativo e analisando a própria prática profissional.

  • Conhecer e dominar os conteúdos da Educação Física que serão objeto da intervenção docente, adequando-os ao espaço e tempo escolares, compartilhando saberes de diferentes áreas do conhecimento.

  • Ser capaz de relacionar os conteúdos do componente Educação Física com os fatos, tendências, fenômenos da atualidade e aqueles dos participantes no processo.

  • Criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos.
  • Dominar os métodos de ensino de Educação Física, bem como analisar e produzir materiais e recursos didáticos.

  • Gerir a sala de aula e utilizar estratégias diversificadas de avaliação da aprendizagem.

Histórias de Sucesso de Egressos

Apesar de até 2015 o Curso de Educação Física da FATENE só ter formado quatro turmas já tivemos resultados de alunos obtendo êxito na sua vida profissional seja em concursos públicos, obtenção de empregos, ou mesmo na continuação da sua formação.

Em 2014 foi realizado no município de Fortaleza um grande concurso público para contratação, pelo Estado, de Professores para a rede pública de ensino. Neste concurso também haviam vagas para professores de Educação Física, e dentro desse universo haviam vagas para pessoas com deficiência física. Quando saiu o resultado com os aprovados no concurso foi com grande alegria e sensação de termos cumprido com o nosso dever que constatamos que um ex-aluno da Fatene, portador de deficiência física, havia sido aprovado no concurso e hoje exerce função de professor da rede estadual de ensino. Desse maneira podemos comprovar que a Fatene está no caminho certo não só no que diz respeito a sua política de inclusão de pessoa com deficiências mas, principalmente, por termos certeza que nossa grade de disciplinas, bem como o nível de nossos professores, está possibilitando formar profissionais que a sociedade necessita.

Também constatamos ao longo desse curto espaço de tempo de funcionamento do nosso curso, que um grande número de alunos tem conquistado seu espaço no mercado de trabalho ou já estão matriculados em cursos de pós-graduação em nível de Especialização ou mesmo Mestrado. É mais uma vez a certeza que estamos no caminho certo e só nos resta continuarmos na nossa busca constante de melhorar a cada dia.

Histórico do Curso

O Curso de Licenciatura em Educação Física da FATENE, autorizado pela Portaria Ministerial n. 1.044, de 08 de novembro de 2008 é definido por dois documentos, a Resolução CNE/CP n. 01, de 18 de fevereiro de 2002, sobre as “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena” e a Resolução CNE/CP n. 02, de 19 de fevereiro de 2002, que “Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior”.

O curso de graduação plena, antigo bacharelado, foi estabelecido pela Resolução CNE/CES de n. 07, de 31 de março de 2004, que definiu as “Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena”, assim como estabelece orientações especificas para a licenciatura plena em Educação Física, nos termos definidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica.

Inicialmente o curso era estruturado em forma de blocos de disciplinas ofertadas por semestre e no Sistema de Créditos, comum aos cursos de Educação Física no Brasil, que possui a vantagem de promover agilidade durante a evolução do sequenciamento das disciplinas que compõem a dinâmica curricular. Esta estrutura tradicional de ensino era baseada em um corpo de conhecimentos que abrange as áreas didático-pedagógica, biológicas, humanas e desportivas.

No processo dinâmico de transformação globalizada e após a implantação do curso, pensar numa nova proposta curricular, implica definir – ou redefinir – os objetivos desse curso, bem como o perfil desejado dos egressos, futuros profissionais inseridos no mercado de trabalho. Em seus três anos de existência o curso de Educação Física da FATENE fez algumas modificações em sua estrutura inicial, o que demandou atualizações no Projeto Pedagógico do Curso e Matriz Curricular, mantendo, no entanto, muitas características de sua proposta original sob a supervisão do seu Núcleo Docente Estruturante e Colegiado, em reuniões regulares, nas quais foram apontadas sugestões em direção ao aperfeiçoamento de seu Projeto Pedagógico. Estas reestruturações não alteraram a essência do curso, ou seja, o perfil do egresso que continuou primando pela ênfase na formação de docentes para a prática de atividades físicas, esportivas e recreativas no âmbito da educação básica e profissional. Tal conduta visou à preparação para uma nova realidade de um curso de graduação de qualidade, na vanguarda das discussões com uma relação mais dinâmica das áreas de intervenção profissional no cenário regional e nacional do Profissional de Educação Física.

Matriz Curricular

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Mercado de Trabalho e campos de atuação do profissional da área

O curso de Licenciatura em Educação Física da FATENE nasceu de uma perspectiva inovadora de ensino guiado pelas diretrizes legais, enfatizando uma formação para atuar na área escolar de forma a responder às necessidades, significações e intencionalidades do movimento humano na sua concepção. Propõe-se a Educação Física como prática pedagógica fundada na cultura do movimento, historicamente construída, dinamizada ou condicionada, cujo conhecimento e vivências corporais são fundamentais para a formação humana.

Considerando as suas diferentes áreas de intervenção, escolar e não escolar, a formação superior em Educação Física tem por finalidade preparar o futuro profissional para possibilitar às pessoas, independentemente de idade, gênero, etnia, crença, de condições socioeconômicas e/ou de condições físicas e mentais, o conhecimento e a possibilidade de acesso a este acervo cultural, quer seja, a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas, direito inalienável de todo (a) cidadão (ã) e importante patrimônio histórico da humanidade e do processo de construção da individualidade humana. (Parecer CNE/CES n. 0058/2004).

Destacando o Art 3º da Resolução nº 07, de 31 de março de 2004, “A Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção acadêmico-profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, nas perspectivas da prevenção de problemas de agravo da saúde, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas”. (Resolução CNE/CES 7/2004).

Com a publicação da Resolução CNS n. 218 de 06 de março de 1997, que estabeleceu a Educação Física como uma das categorias de profissionais de saúde de nível superior, e a assinatura da Lei n. 9.696/98, de 1º de setembro de 1998 (DOU, 02/09/98), que reconheceu a Educação Física como profissão, a Educação Física iniciou um processo de consolidação de sua posição na área da saúde. Neste sentido, houve uma expansão do mercado de atividades físicas, esportivas e recreativas voltadas para a saúde, para a qualidade de vida e o bem-estar.

Percebe-se, através da citação supra, que muitos caminhos ainda estão por percorrer para preenchimento das competências do profissional de Educação Física no exercício das suas funções em vários outros espaços de intervenção, ainda que tenha a escola como espaço prioritário de atuação. Embora a formação do futuro profissional de Educação Física esteja inserida na Área da Saúde, a pluralidade de expressões e manifestações culturais do movimento humano aponta para a compreensão do seu caráter como multidisciplinar, pois, além de possuir um corpo de conhecimento próprio, utiliza-se de conhecimentos produzidos no contexto de outras ciências (biológicas, humanas e sociais), bem como, em conhecimentos da arte e da filosofia.

Portanto a formação do Profissional de Educação Física para atuar em escolas de educação básica exige uma trajetória curricular pautada em princípios humanistas, educativos e éticos, pois o desafio de perceber, respeitar e educar alunos, indistintamente, em diferentes etapas de vida, requer o domínio de metodologias inovadoras, assegurando a generalidade, o humanismo e a crítica.

Desta forma, configurando o cenário do curso de Educação Física, deve-se assinalar que o projeto pedagógico apresente orientações filosóficas e pragmáticas que constituam sua estrutura e organização curricular, superando o antigo paradigma da simples transmissão de conhecimentos e vivenciando a realidade da inserção regional que circunscreve a FATENE.

Palavras do Coordenador

Se você entrou na página do curso de Educação Física da Faculdade Terra Nordeste (FATENE), provavelmente você está curioso e desejoso de obter informações sobre a profissão de Educador Físico. Seja bem-vindo ao nosso meio. Esperamos lhe oferecer as informações que tragam respostas sobre essa nobre profissão.

No curso de Licenciatura em Educação Física da FATENE formamos “PROFESSORES”. Para nós, entre tantas profissões nobres, esta é a mais importante de todas. É claro que outros profissionais, como os médicos, por exemplo, são muito importantes em nossas vidas, uma vez que nos curam ou nos aliviam de doenças que nos fazem sofrer; os Engenheiros, que constroem nossas casas e nossas cidades; os Advogados, que operam o Direito atuam na execução das leis; os Industriais e os Comerciantes produzindo bens e os colocando a nossa disposição; os Agricultores que produzem os alimentos necessários a nossa vida; os Religiosos que nos proporcionam conforto espiritual; os Cientistas que descobrem novas tecnologias e curas para as doenças; enfim, todas as profissões são fundamentais para a vida de uma sociedade organizada.

Mas a pergunta é: quem possibilita a formação de todos esses profissionais? A resposta é muito simples: são os professores. Por isso eles são tão importantes! São eles que ensinam as primeiras letras, que motivam os jovens a estudarem e que mostram os caminhos das profissões para quem está começando.

E o profissional de educação física é um professor? Somente aqueles que se formam em um curso de Licenciatura poderão lecionar em escolas públicas ou privadas. Na nossa visão, dentre os mais importantes profissionais, “os Professores” somos os que podem proporcionar algo a mais para nossos alunos. Os professores de matemática vão ensinar a trabalhar com números, os de português as letras, os de ciência ensinam a compreendermos alguns segredos do mundo, todos os demais tem o seu conteúdo de aplicação bem definido. E nós, o que podemos dar a mais? Em nossas aulas ensinamos basicamente a prática de atividades físicas que proporcionam lazer e saúde, e é nessa última palavra que está nosso diferencial. Ensinamos saúde!

Imagine você mostrando para uma criança ou um jovem todos os benefícios que uma vida saudável, sem vícios e com prática de exercícios físicos, pode trazer. Mostrando que este tipo de vida previne e até mesmo ajuda no tratamento de doenças, ensinando que desse modo ele poderá ter uma qualidade de vida muito melhor se comparado a pessoas que não seguem este caminho, e mais, esses seus alunos com toda certeza serão vetores de suas informações no seio de suas famílias. Não dá para calcular a quantas pessoas você com seu trabalho está ensinando o melhor caminho para se viver bem a vida.

Para que a sua formação seja completa, a Fatene lhe proporciona uma grade de disciplinas que vai desde a parte esportiva até matérias científicas, o que lhe proporcionará o embasamento necessário para sua formação profissional. Para finalizar, não podemos deixar de falar do nosso mercado de trabalho. Numa palavra, ele é muito amplo. Assim, você estará capacitado a trabalhar em qualquer escola e ainda conta com a possibilidade de realizar um concurso público em que, uma vez aprovado, terá um emprego para toda a vida. Bem vindo ao nosso curso!

Perfil do Egresso do Curso

O egresso do Curso de Educação Física da FATENE tem como perfil um profissional de formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificado para o exercício profissional com base no rigor científico e intelectual e pautado no princípio ético. Desta forma sua intervenção fundamenta-se no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta eticamente responsável, corroborado com as Diretrizes Curriculares determinadas por legislação nacional. Entretanto, muito mais que por necessidade legal, as características definidas no perfil do aluno formado no nosso curso, garantem o conjunto de competências desenvolvidas durante sua formação pela seleção e organização curricular adotadas, pela abordagem metodológica utilizada durante o curso, pelas experiências acadêmicas vividas por múltiplas atividades institucionais e pela postura dos formadores, servindo de espelho para os futuros educadores, cuja característica profissional será diferenciada pelas experiências e expressões particulares de cada sujeito.

Segundo o parecer CNE/CES 0138/2002 “o campo de atuação do profissional de Educação Física é pleno nos serviços à sociedade na área da Educação Física, nas suas diversas formas de manifestações no âmbito da cultura e do movimento Humano intencional, através das atividades físicas, esportivas e similares, sejam elas formais tais como (ginástica, esporte, jogos, danças, lutas, artes marciais, exercícios físicos, musculação entre tantas outras).

Nessa perspectiva, os atributos que o egresso deverá possuir incluem valores humanistas, autônomos, criativos com espírito de grupo, liderança, perseverança, consciência crítica, competência técnica (teórico-prática), atitude ética e solidariedade social, na busca permanente do bem comum e da qualidade da educação física brasileira, quesitos que traduzem uma intervenção profissional com excelência nas ações curriculares que também atendam as características regionais e os diferentes interesses identificados com o campo de atuação profissional.

Conselho Federal de Educação Física – www.conefef.org.br
Conselho Regional de Educação Física 5 – www.cref5.org.br
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – www.cnpq.br
Ministério da Educação e Cultura – www.mec.gov.br
Ministério do Esporte e Turismo – www.met.gov.br
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – www.capes.gov.br
Comitê Olímpico Brasileira – www.cob.org.br

PPC e NDE

De acordo com as diretrizes da Portaria do MEC n°. 147/2007, a FATENE formou o Núcleo Docente Estruturante – NDE para o curso de Licenciatura em Educação Física.

O mesmo possui regulamento próprio e sua composição obedece a enunciado do instrumento de avaliação de curso em relação a sua formação na área do curso, titulação em nível de pós-graduação stricto sensu, e contrato em tempo integral e parcial.
Esta organização visa assegurar que o grupo do NDE possa se dedicar de forma plena ao curso, tendo ainda experiência que responda diretamente pela criação, implantação e consolidação do Projeto Pedagógico do curso em questão.

Na FATENE e no Curso de Educação Física o NDE tem as seguintes atribuições:

  • participar da elaboração e das atualizações do Projeto Pedagógico do Curso;

  • delinear o perfil profissional do egresso do curso;

  • atentar para as atualizações curriculares, quando necessário, encaminhando para aprovação no colegiado de curso;

  • analisar e avaliar os planos de ensino dos componentes curriculares definidos para o curso;

  • acompanhar o trabalho efetivo discente;

  • participar dos processos avaliativos do curso frente o Ministério da Educação. 
     

O quadro a seguir apresenta a relação de docentes que compõem o NDE do curso:

NUCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE

Docente

Graduação

Titulação

Experiência Profissional

Regime de Trabalho

Tempo (em ano) na IES

José Theophilo Gaspar de Oliveira Neto

Educação Física

Doutor

15 anos

Integral

5,5

Evanice Avelino de Sousa

Educação Física

Mestre

10 anos

Integral

5,5

Geógia Medeiros Paiva

Educação Física

Mestre

5 anos

Parcial

0,5

Paulo Sérgio Temoteo

Ciências Sociais

Doutor

14 anos

Parcial

5,5

Paulo Andrey de Holanda Bastos

Educação Física

Mestrando

10 anos

Integral

5,5


Clique aqui para baixar o PPC.

Turnos por Campus

O Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Terra Nordeste funciona na rua Coronel Correia, 1119, Parque Soledade, Caucaia – CE. Hoje contamos com turmas pela manhã, tarde e noite, o que atende aos interesses do nosso público alvo, visto que ele pode adequar seu horário de estudo ao horário de trabalho.


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