Enfermagem

Enfermagem

Apresentação do Coordenador

Profª Pamella Paiva

Telefone para Contato:(85)3387-1555
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 Coordenação Adjunta

Profª Camila Felix Americo

Avaliações do Curso pelo MEC

O Curso de Bacharelado em Enfermagem passou, em outubro de 2012, pela avaliação de reconhecimento de curso por parte do MEC quando obteve nota 3, numa escala de 0 a 5, uma pontuação que o classifica como curso de boa qualidade.

Corpo Docente

A maioria do corpo docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem da FATENE é composta por professores Mestres e Doutores, conforme recomendado pelo MEC.

Nome

Titulação

Adriana Ribeiro Bessa

Especialista

Aldenora Gonçalves Pereira

Especialista

Adriana Lima Peixoto

Especialista

Aline Mesquita lemos

Mestre

Ana Beatriz Diógenes Cavalcante

Especialista

Ana Fatima Braga Rocha

Mestre

Ana Maria Martins Pereira

Mestre

Anthunes Ambrosio Cavalcante

Mestre

Assunção Gomes Adeodato

Especialista

Camila Felix Américo

Doutor

Cicera Chaves Lobo

Mestre

Cicero Ricardo Candido Vieira

Especialista

Darriele Gomes Alves

Especialista

Diego Jorge Maia Lima

Mestre

Eduardo José de Lima Barbosa

Especialista

Fabiola Maria Ferreira Ximenes

Mestre

Francisco Rodrigo de Castro Braga

Especialista

Francisco Vicente Bastos Chaves

Especialista

Francisco Walter de Oliveira Silva

Especialista

Givanildo Carneiro Benicio

Mestre

Helder de Padua Lima

Doutor

Imelde Bezerra Toledo

Mestre

Jamille Forte Viana

Mestre

Jose Iran Oliveira das Chagas Junior

Mestre

kaelly Virginia de Oliveira Saraiva

Doutor

Kelanne Lima da Silva

Mestre

Liane Veras Leite

Mestre

Marcelo Bandecchi Botelho de Miranda

Mestre

Maria Socorro Tavares de Carvalho

Mestre

Pamela Campelo Paiva

Mestre

Paula Renata Amorim Lessa

Doutor

Valmirlan Fechine Jamacaru

Mestre

Viviane de Sousa Tomaz

Mestre

Yandara Alice Ximenes Bueno de Carvalho

Mestre

Ygor Raphael Gomes Eloy

Doutor

Antônio Adriano Alves de Souza

Mestre

João Luís Josino Soares Mestre
Alan Diniz Lima Doutor

Finalidade do Curso

Formar profissionais com visão humanística, crítica e reflexiva, para atuar nas equipes multiprofissionais em todos os níveis de atenção à saúde, com rigor científico e intelectual.

Habilidades desenvolvidas pelos profissionais da área

Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabildiade da atenção à saúde naõa se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo.

Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.

Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação.

Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz.

Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a ser empreendedores ou lideranças na equipe de saúde.

Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a ter  responsabildiade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

Matriz Curricular

Clique para baixar o arquivo com a matriz curricular.

Objetivo do Curso

Formar profissionais de Enfermagem capazes de influenciar na construção de novos paradigmas de saúde, através de um conjunto de conhecimentos próprios, sedimentados num olhar integral do cuidado humano, para atuar nas áreas de promoção da saúde, prevenção de doenças, no tratamento e reabilitação no processo saúde-doença do ser humano/família/comunidade, comprometidos com o contínuo crescimento pessoal e social, na busca de uma melhor qualidade de vida.

Perfil Profissional do Egresso

O profissional qualificado para o exercício de Enfermeiro, na FATENE, terá uma visão humanista, crítica, reflexiva e perfil generalista. Será um Enfermeiro com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos. Capaz e conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

Associação Brasileira de Enfermagem
www.abennacional.org.br

Conselho Federal de Enfermagem
www.cofen.gov.br

Conselho Regional de Enfermagem
www.coren-ce.org.br

Ministério da Saúde
www.portalsaude.saude.gov.br

PPC e NDE

O Núcleo Docente Estruturante - NDE é órgão consultivo e de assessoramento do Curso, responsável pela elaboração, implantação, desenvolvimento e reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), bem como pela análise e supervisão da atualização dos conteúdos programáticos e das bibliografias obrigatória e complementar.

Sua função além de elaborar e atrualizar o o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é definir o perfil acadêmico do curso e a formação e o perfil profissional do egresso; a fundamentação teórico-metodológica do currículo; a integralização de disciplinas e atividades; as habilidades e competências a serem atingidas e os procedimentos de avaliação.

Membros do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Enfermagem:

ANA FATIMA BRAGA ROCHA

CAMILA FELIX AMERICO

DIEGO JORGE MAIA LIMA

VALMIRLAN FECHINE JAMACARU

MARCELO BANDECCHI BOTELHO DE MIRANDA

Clique aqui para baixar o PPC.

Resumo do Curso

O curso de Bacharelado em Enfermagem da FATENE garante que você tenha tido experiências acadêmicas diversas ao concluir o curso. Ao final, você estará apto a exercer sua profissão com total competência e destaque. O curso conta com uma estrutura no padrão recomendado pelo MEC, o que faz toda a diferença no mercado de trabalho.

Além da grande missão de cuidar de pacientes, o enfermeiro pode atuar em um amplo leque de atividades. Isso se deve ao novo estilo de vida da sociedade, a melhoria da qualidade de vida, a exposição a situações de estresse e ao envelhecimento e a uma maior expectativa de vida da população. Estes fatores fazem com que os profissionais da área de saúde sejam bastante requisitados para atuar no mercado.

Em nossas instalações e em setores diversas da saúde, você terá oportunidades de lidar com as vivências e práticas que lhe permitem uma melhor formação acadêmica. A partir dos primeiros semestres, como parte de seu aprendizado, você já vivenciará simulações práticas em laboratórios equipados com tecnologias modernas, evoluindo para exercícios profissionais em situações reais com a população e em instituições hospitalares.

Nosso quadro de professores, que também são profissionais do mercado, poderão lhe auxiliar a iniciar um estágio e, assim, ajudar você a escolher a área que mais combina com as suas habilidades.

Na área de Enfermagem, você tem a possibilidade de trabalhar em todos os setores de um hospital, da UTI à Pediatria, bem como em ambulatórios, laboratórios, prontos-socorros, clínicas, creches, indústrias, centros de pesquisa, universidades e na prevenção de acidentes de trabalho.

Além disso, suas atribuições também incluem gerenciar equipes, auxiliar na prevenção de doenças em trabalhos educativos, cuidar de idosos e ainda tratar de pacientes em suas casas, em sistema de Home Care, uma modalidade cada vez mais usual.

Turnos por Campus

O curdo de Bacharelado em Enfermagem tem duração de 05 anos, sendo ofertado nos turnos da tarde e noite, de segunda a sexta (Curso Tradicional) e aos sábados e Domingos (Curso Modular).


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