O que é o Enade - Fatene

O que é o Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

Objetivos

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O Sinaes é composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.

Membros da Comissão de Assessoria Permanente do ENADE

Representante dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia: Professor Cláudio Oliveira.

Representante do curso de Educação Física: Professora Érika Bataglia.

Representante do curso de Administração: Professor Wilson Barreto.

Representante do curso de Enfermagem: Professora Yandara Carvalho.

Representante do curso de Serviço Social: Professora Lauriene Rodrigues.

Representante dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Agrícola e Ambiental e Engenharia Civil: Professor Wilson Barreto (interino).

Representante dos cursos de Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Professor Gilberto Figueiredo.