×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 717

Portal do Candidato

Prouni

logo prouni2O PROUNI (Programa Universidade para Todos) disponibiliza bolsas parciais (50%) e integrais (100%) aos candidatos não portadores de diploma de curso superior que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e alcançado, no mínimo, 400 pontos na média das 5 notas (Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação).

Para se candidatar à bolsa integral (100%), o candidato deve ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer pelo menos uma das condições abaixo:

01. Ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública.
02. Ter cursado o Ensino Médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição.
03. Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada.
04. Ser pessoa com deficiência.
05. Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar o quadro de pessoal permanente de instituição pública e que esteja concorrendo a bolsas nos cursos de Licenciatura, Normal Superior ou Pedagogia. Nesses casos, não será considerado o critério de renda.

Caso você já esteja aprovado no PROUNI, confira a lista de documentos necessários para efetuar sua matrícula. As entrevistas serão realizadas de acordo com os cursos nas duas Faculdades: em Fortaleza e Caucaia.

Se você foi aprovado na Fatene pelo processo seletivo do ProUni, confira abaixo a lista de documentos necessárias para fazer a sua matrícula.

Para a entrevista deverão ser apresentados, original e cópia, dos seguintes documentos:

1. Carteira de identidade e CPF do candidato e de todos os membros do grupo familiar. Para membros do grupo familiar menores de 18 anos, somente a cópia da certidão de nascimento.

2. O candidato menor de idade deve comparecer com um responsável, munido de CPF e RG, para realizar a matrícula.

3. Deverá ser apresentado comprovante de residência individual, em nome de cada membro do grupo familiar. Caso algum dos membros não possua comprovante de residência, este deverá apresentar uma declaração de moradia registrada em cartório.

4. Comprovante de rendimentos

- ASSALARIADOS – Os três últimos contra cheques ou declaração da empresa.

- AUTÔNOMOS - Decore dos três últimos meses, Declaração de IRPF do ano vigente, extratos bancários dos três últimos meses ou Guias de recolhimento ao INSS com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada.

- APOSENTADOS E PENSIONISTAS - Extrato bancário dos três últimos meses, Declaração do órgão previdenciário a que estiver vinculado o beneficiário, contendo o valor mensal recebido, Extrato de pagamento do último mês emitido pela internet no endereço http://www.mpas.gov.br.

- RENDIMENTOS ALUGUEL/ARRENDAMENTO DE BENS MÓVEIS E IMÓVEIS - Contrato de locação ou arrendamento devidamente registrado acompanhado dos três últimos comprovantes de recebimentos

- COMPROVANTE DE PAGAMENTO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA – Cópia de decisão judicial, acordo homologado judicialmente ou escritura pública determinando o pagamento de pensão alimentícia, caso esta tenha sido abatida da renda bruta informada de membro do grupo familiar.

- Na circunstância de algum membro não ter renda, este deverá apresentar a CTPS ou uma declaração registrada em cartório onde conste que não possui rendimentos.

5. Comprovantes do Ensino Médio

- Comprovantes dos períodos letivos cursados em escola pública, quando for o caso.

- Comprovante de percepção de bolsa de estudos integral durante os períodos letivos cursados em instituição privada, quando for o caso, emitido pela respectiva instituição.

- O candidato que tenha cursado o ensino médio no exterior deverá apresentar as vias originais dos documentos referidos nos itens acima, e a respectiva tradução para o português, por tradutor juramentado, nos termos do art. 224 da Lei nº. 10.406, de 10 de janeiro de 2002 – Código Civil.

6. COMPROVANTE DE DEFICIÊNCIA, quando for o caso - Laudo médico atestando a espécie e o grau da deficiência, nos termos do art. 4º do Decreto nº. 3.298, de 20 de dezembro de 1999, com a redação alterada pelo Decreto nº. 5.296, de 2 de dezembro de 2004, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID.

7. Comprovante de separação ou divórcio dos pais, ou certidão de óbito, no caso de um deles não constar do grupo familiar do candidato por essas razões.

8. Para os cotistas, é obrigatória assinatura do documento de autodeclaração afirmativa, disponível no setor de Financiamentos da Faculdade, onde o candidato declara ser de raça/cor negra ou parda.

9. COMPROVANTE DE PAGAMENTO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA – Cópia de decisão judicial, acordo homologado judicialmente ou escritura pública determinando o pagamento de pensão alimentícia, caso esta tenha sido abatida da renda bruta informada de membro do grupo familiar.

10. Caso o candidato ou algum membro do grupo familiar tenha declarado imposto de renda referente ao ultimo ano. O calendário, deverá ser apresentado o IRPF.

Clique aqui e saiba mais sobre o Prouni


compartilhe:

Top